Rio - Resumidamente, a palavra ‘meme’ significa informação compartilhada ou evolução cultural — termo criado por um escritor norte-americano. Em pleno ano de 2012, essa definição está mais que adequada. Usuários de redes sociais como Facebook e Twitter podem encontrá-la diariamente na web.

Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

São quadrinhos cômicos que, de uma forma bem descontraída, abordam situações do dia a dia. Eles utilizam imagens de caricaturas (imagem acima) que expressam reações e comentários dos internautas.

Em entrevista exclusiva à Coluna, Brad Kim, editor do site e banco de dados Know Your Meme, afirma que a utilização dos ‘memes’ foi sucesso quase instantâneo nas redes sociais devido à sua linguagem: “Creio que ‘memes’ são um método relativamente ‘novo’ de autoexpressão, de maneira que os internautas consigam reconhecer e visualizar certos padrões comportamentais e tendências virtuais”, diz. Segundo Kim, o que os tornou populares foi a antiga prática humana de observar, absorver e espalhar ideias entre pessoas. “Usuários enviam, em média, 400 sugestões de ‘memes’ por mês para nosso site”, conta.

No portal brasileiro YouPix, que aborda as redes sociais, o ‘meme’ também ganha destaque. Kaluan Bernardo, produtor de conteúdo do site, afirma que o usuário do Brasil já se acostuma com a utilização dos ‘memes’ como meio de expressão online: “Já é um elemento cultural”, diz.

Fonte: jornal O Dia