Sejam bem vindos:

No final tudo dá certo, se ainda não deu certo é porque não chegou ao final.

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?"( MAHATMA GANDHI)

"Os olhos,os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto."( MAHATMA GANDHI)
"Aprendi, graças a uma amarga experiência, a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia,assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e, de uma maneira geral, consigo. Mas quando a ira me assalta, limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar com uma prática assídua.
( MAHATMA GANDHI)

"Acredito que um tal sistema educativo permitira o mais alto desenvolvimento da mente e da alma. É preciso, porém, que o trabalho manual não seja ensinado apenas mecanicamente, como se faz hoje, mas cientificamente, isto é, a criança deveria saber o porquê e o como de cada operação." (MAHATMA GANDHI)

"A oração salvou-me a vida. Sem a oração teria ficado muito tempo sem fé. Ela salvou-me do desespero. Com o tempo a minha fé aumentou e a necessidade de orar tornou-se mais irresistível... A minha paz muitas vezes causa inveja. Ela vem-me da oração. Eu sou um homem de oração. Como o corpo se não for lavado fica sujo, assim a alma sem oração se torna impura."
( MAHATMA GANDHI)

"A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião."
( MAHATMA GANDHI)

"Os fracos nunca podem perdoar."
( MAHATMA GANDHI)

"A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas,com a graça de Deus,até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar, se assim queremos."
( MAHATMA GANDHI)

"Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os erros dos outros,é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros."
( MAHATMA GANDHI)


quinta-feira, 10 de março de 2011

Asma e bronquite: saber a diferença é fundamental

Pesquisa indica que maioria da população confunde os sintomas das duas doenças

Rio - Boa parte da população não sabe diferenciar asma de bronquite. Foi o que revelou pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). A falta de informação sobre as doenças crônicas prejudica o tratamento, alertam especialistas.

“Muitas mães chegam ao consultório dizendo que o filho está com bronquite, quando a criança tem asma”, afirma Roberto Stirbulov, presidente da SBPT. Segundo ele, a asma provoca, por ano, 350 mil internações e 3 mil mortes no País. A doença atinge pessoas de todas as idades, mas ataca principalmente crianças — de cada 5, uma sofre de asma. A doença é hereditária.

A bronquite é considerada uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assim como o enfisema. Cerca de 80% dos casos são relacionados ao tabagismo, sendo os demais causados por exposição a outras fumaças tóxicas, como a do fogão a lenha. A doença acomete principalmente adultos.

“Quem sofre de asma costuma se referir à doença como bronquite alérgica ou bronquite asmática. Existe a ideia de que asma é uma doença grave, enquanto bronquite é mais leve e passageira”, acredita Tânia Lucia Nen, presidente da Associação Brasileira de Asmáticos.

“Os portadores de asma devem ir com frequência ao médico e tomar os remédios não apenas quando têm uma crise”, aconselha.

Os medicamentos para controle da asma estão disponíveis na rede pública. Outras medidas podem ajudar a manter a asma sob controle, como evitar cigarro e os fatores ambientais que desencadeiam as crises. Praticar esportes é recomendado, bem como a fisioterapia respiratória.

ATENÇÃO

ASMA
Doença crônica de causa genética. Provoca inflamação nas vias respiratórias. A exposição a fatores alergênicos, como poluição e poeira, faz os brônquios se fecharem, causando falta de ar, chiado no peito e tosse. Fatores climáticos também desencadeiam crises.

BRONQUITE CRÔNICA
A exposição a substâncias irritantes, como a fumaça de cigarro, causa a inflamação dos brônquios. Além de falta de ar, outro sintoma é a tosse com secreção e pigarro.

BRONQUITE AGUDA
Inflamação dos brônquios causada por vírus ou bactéria. Dura alguns dias e desaparece após o tratamento correto. Muitos confundem esse tipo de bronquite com asma.

Fonte: Jornal oDia

Nenhum comentário:

Postar um comentário